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Araputanga avança na educação e implementa a Lei 13.935/19.


Por ASSESSORIA

Araputanga avança na educação e implementa a Lei 13.935/19.

    Quase vinte anos se passaram até que um projeto de lei se transformasse na Lei que garante a prestação de serviços de Serviço Social e Psicologia nas escolas de educação básica. Fruto de grande articulação das categorias profissionais, a Lei 13.935, sancionada em dezembro de 2019, já é realidade na rede municipal de educação de Araputanga, e foi formalizada no dia 29/03/21, quando a assistente social passou a compor o quadro de servidores da SEMEC, que já contava com a presença da profissional psicóloga.  

    Enquanto a maioria dos municípios brasileiros ainda segue na luta para a implementação da Lei, e enquanto muitos se esquivam desta responsabilidade tomando como justificativa o esvaziamento das escolas em razão da pandemia, nosso município sai na frente, graças ao olhar sensível e ao trabalho comprometido do gestor municipal Enilson Rios, da gestora da educação, a Sra. Maria Aparecida Silva Rodrigues e de toda a equipe da SEMEC.  Todos reconhecem que é justamente no cenário atual que os esforços deverão ser lançados para que a escola consiga atuar para além dos seus muros, alcançando todos os alunos e suas famílias. Trata-se de um período extremamente delicado, no qual as desigualdades sociais se tornaram gritantes, e, como nunca antes, o apoio da família – e à família – se torna fundamental para o sucesso do  processo ensino-aprendizagem.  

    A primeira intervenção da equipe psicossocial foi a articulação com a Secretaria de Assistência Social para identificação da demanda e ampliação da oferta dos kits de alimentação para os alunos da educação infantil, cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Essa oferta, que hoje atende apenas os alunos do ensino fundamental, será ampliada no mês de abril. 

    Todas as intervenções futuras da equipe se pautarão na atenção às questões gerais que permeiam a vida do aluno e impactam diretamente no seu aprendizado e no modo como ele estabelece sua relação com a escola. Vivências de violência, vulnerabilidades materiais e relacionais, dificuldade de acesso aos serviços públicos são reais na vida dos nossos alunos, e demandam esforços da equipe  inclusive por meio do fortalecimento da intersetorialidade. Sigamos avançando!

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